Óculos
Se as meninas do Leblon
Não olham mais pra mim
(Eu uso óculos)
Eu sempre soube que um dia usaria óculos, e não via o menor problema. Todos da parte paterna da minha família são míopes, por que eu não seria?
Por isso não fiquei surpresa quando meu oftalmologista disse que eu precisaria usar óculos, quando eu tinha 9 anos (eu fui a que mais demorou para dar sinais de problemas de visão). Fiz os óculos, enxerguei melhor, todo mundo ficou feliz.
E volta e meia
Eu entro com meu carro pela contramão
(Eu tô sem óculos)
Eu nunca entendi o motivo das pessoas não gostarem de usar óculos. Minha irmã era assim, fingia perder os óculos para não usá-los. Eu nunca deixaria de enxergar bem só por questão de estética ou por causa de apelidos maldosos — quanto ao último caso, eu até posso entender, mesmo que eu nunca tenha me importado de fato com isso.
Por que eu estou falando sobre isso? O que acontece é que eu estou sem meus óculos agora, já que eles estão na ótica para que coloquem lentes novas neles (meu grau que aumentou). Ou seja, estou sem enxergar muito bem.
Se eu tô alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu tô triste, eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém
O que acontece é que eu odeio mesmo ficar sem óculos. E o pior de tudo nem é não enxergar, eu sinto como se eu tivesse perdido uma parte do meu corpo.
Claro, sem falar nos comentários idiotas...
"Quantos dedos tem aqui?"
"Você sabe quem sou eu?"
"Você é estranha sem óculos..."
Entre outros.
Dá vontade de falar: Queridinho, eu sou míope, não cega. Por enquanto, eu consigo ver bem o suficiente esses borrões que são seus dedos. A resolução é fraca, mas eu ainda tenho as cores e sombras. Além disso, eu só não enxergo muito bem as coisas longe de mim. Claro que a partir de uns dois palmos de distância do meu rosto as coisas borram um tantinho, mas é quase nada. Quando você estiver a uma distância suficiente para eu não enxergar o seu nariz nós conversaremos sobre eu não te reconhecer.
Quanto ao último comentário, só posso dizer... EU TAMBÉM TE ACHO MUITO ESTRANHO QUANDO ESTOU SEM ÓCULOS. SEU ROSTO SEMPRE FOI ESSE BORRÃO DISFORME?
Por que você não olha pra mim?
Me diz o que é que eu tenho de mal
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal
O que mais me incomoda é quando eu esqueço que estou sem meus óculos e estendo a minha mão até meu nariz para ajustar o ar, já que não tem nada para ser ajustado. Ou quando eu vou dormir e tento tirar o nada do meu rosto. A frustração é tanta que dá vontade de gritar.
E quando não me reconhecem na rua só porque você está sem esse bendito objeto enfiado na cara? Parece que a pessoa quando me via só enxergava a armação no meu rosto! O pior é que ela não me reconhece e eu não reconheço ela!
Céus, eu não consigo assistir doramas, porque eu não enxergo as legendas!!!!!!
Eu decidi dizer que eu nunca fui o tal
Era mais fácil se eu tentasse
Fazer charme de intelectual
Mas tirando isso, tem sido interessante enxergar o mundo só pelos meus olhos e nada mais. Parece menos real, isso faz sentido?
Sabe uma coisa que eu descobri ser muito divertida? Tirar os óculos durante um passeio de carro a noite e olhar para as luzes da cidade. Parecem fogos de artifício pausados bem no momento em que explodem e espalham seu brilho pelo céu na noite de Ano-Novo.
Mesmo assim, eu quero meus óculos de volta!
Se eu te disser
Periga você não acreditar em mim
Eu não nasci de óculos
Eu não era assim
Por que você não olha pra mim?
Por que você diz sempre que não?
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente também bate um coração
Óculos - Os Paralamas do Sucesso
Comentários
Postar um comentário