Perdão

Perdoar e esquecer.

Eu nunca pensei muito nessa frase mas, sempre que eu parava pra pensar nela, acabava num estado contemplativo meio estranho. Hoje eu percebi o problema, a coisa que me incomodava quando eu ouvia essa frase:

Esquecer.

É controverso que, do mesmo modo que ouvimos sobre aprender com nossos próprios erros para não repeti-los, também ouvimos que devemos esquecer os erros dos outros após perdoá-los. É estranho.

Perdoar já é muito difícil. Significa que algo foi superado. Talvez ainda seja dolorido, mas a dor é compreendida, e enfraquece com o tempo. Esquecer que essa dor já existiu é... inexplicável para mim.

Não precisa negar que já foi babaca com alguém, porque todo mundo já foi, mesmo sem perceber. Arrependimento é normal. Aprender com seus erros também, já que você não os cometerá mais. Admitir seus erros é o primeiro passo, e talvez o mais difícil no mundo em que vivemos.

As pessoas querem apagar o passado delas porque acham que serão condenadas por ele. E talvez um dos nossos grandes problemas seja que nós esquecemos nossos erros e os do outros também, tentando encobrir o fato de que não somos perfeitos. Se estamos melhores agora é porque já fomos piores antes, e a evolução é exatamente assim. Mudar é legal, e mostrar que mudou ajuda os outros a mudarem também, sabe?

Também não precisa esquecer tudo de ruim que o mundo já te fez, porque isso te transformou no que é hoje. As coisas deixam cicatrizes, mesmo que não sejam visíveis, e saber de onde vieram seus machucados te ensinam como não se machucar mais. Mas não deixe que isso te impeça de dar novas chances às pessoas. É difícil, eu sei, mas todo mundo tem a chance de mudar se quiser.

Até porque uma nova chance não precisa ser a mesma do passado. Perdoar não é dizer que tudo vai voltar ao normal. Só porque você deu um voto de confiança para uma pessoa não significa que ela precisa voltar para a sua vida; só significa que você entendeu que ela pode não cometer os mesmos erros do passado, que ela pode e quer agir diferente.

E, às vezes, não conseguimos perdoar, mesmo querendo. E tudo bem. Porque as pessoas não precisam ser perdoadas. Elas não precisam de uma nova chance sua para agir diferente com os outros. Mostrar que não está tudo bem é um ótimo começo, talvez assim a pessoa perceba o que tem de errado e tome uma atitude sozinha.

Resumindo: 
Perdoar não é o mesmo que esquecer, e um não depende do outro.
Perdoe quem você achar que merece seu perdão.
Todo mundo pode mudar se assim desejar.
Só porque você perdoou não significa que tudo precisa voltar ao normal.
Não esqueça seus próprio erros.
Você não precisa do perdão dos outros para mudar sozinho.
Seja sincero e diga quando algo te machuca. Isso é importante em qualquer situação.

Acho que é só isso. Eu nem sei se eu me fiz entender nesse post sem sentido, mas é nisso que dá ficar lendo sobre arcos de redenção e headcanons de antagonistas. 

Comentários

Postagens mais visitadas